sábado, 8 de setembro de 2012

Porto do Recife passa a receber embarcações maiores e mais pesadas


navio
Graças à autorização concedida pela Capitania dos Portos de Pernambuco, o Porto do Recife passa a receber, a partir desta quarta-feira (5), navios maiores e mais pesados, com até 235 metros de comprimento. Para isso, foi preciso fazer uma obra de drenagem que durou cerca de dois meses e contou com um investimento de R$ 21.200 milhões.


Com a dragagem, que foi iniciada em março e finalizada em maio, o porto passa a receber navios de até 11,1 metros de calado – 1,8 metro a mais do que era permitido anteriormente. O calado é medido no casco do navio, geralmente na parte que fica submersa, e representa a distância da embarcação até o fundo do mar.

O novo calado traz a possibilidade de mais navios atracando no porto recifense, com uma capacidade de carga bem maior do que a atual, que é de 25 mil toneladas de granéis, podendo chegar a 40 mil toneladas.

No entanto, por estar em uma ilha com dois rios que desembocam na área do porto, a dragagem para a manutenção do calado recifense terá que ser feita anualmente, e é possível que seja feita uma nova dragagem ainda este ano, pois o atual calado ficou abaixo do esperado, com 11,5 metros. Para isso, será feita uma nova análise, uma espécie de ultrassom, chamada de batimetria, que deve checar a profundidade do local, e já foi autorizada.

O comandante do Porto do Recife, Ricardo Pinheiro Padilha, explica a necessidade da dragagem regular: "A maior preocupação da Marinha é com a segurança. Por isso é tão importante manter a atualização da dragagem".

Fonte: http://logisticatotal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário. Ele será moderado e em seguida publicado