
A meta ter um equilíbrio na matriz modal brasileira, onde 35% da carga serão transportadas por ferrovias, 30% pelas rodovias, 30% pela cabotagem e o restante por dutos e transporte aéreo. Atualmente o transporte por rodovias corresponde a 60%, as ferrovias correspondem a 25% e cabotagem a 13%. Com a realização do Plano vai haver maior eficiência no escoamento das cargas, no mercado nacional e exportação, e vai aumentar a competitividade do Brasil no comércio internacional.
O modelo do planejamento estratégico planeja a integração dos modais ferroviário, rodoviário, aeroviário e aquaviário, e será criada uma empresa de planejamento logístico.
O projeto é realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com os Conselhos Regionais de Administração (CRAs), e tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).O Sistema CFA/CRAs fará seminários nas cinco regiões do Brasil para ter propostas de todos os segmentos. O primeiro seminário aconteceu no dia 19 de julho em Palmas (Tocantins), sobre propostas para a região Centro-Oeste. O segundo seminário aconteceu no dia 30/08-12 na Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Até outubro, vão ocorrer os seminários para as outras regiões. Após os seminários, o CFA fará integração das propostas. O prazo para entrega do estudo ao Conselho Federal de Administração é novembro. Após isso ele deve ser enviado à Presidência.
Artigo escrito por Leticia Melo Santos
Estudante de Gestão em Logística e coordenadora do blog Logística Completa
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