Canais de distribuição
Com os canais de distribuição o produtor não precisa se preocupar com o transporte e armazenamento do produto depois que ele sai da fábrica, as empresas responsáveis pela distribuição encarregam-se de fazer o produto chegar até os consumidores.Existem diversas atividades que devem ser feitas pelos intermediários do canal de distribuição. A seguir algumas delas:
Escolha das mercadorias: deve ser feito o estudo do que os clientes desejam, com isso os produtos são selecionados levando em consideração o perfil dos consumidores.
Variedade de mercadorias: os intermediários tem a função de oferecer uma grande variedade para os clientes, para isso oferecem produtos de vários produtores.
Vendas: Os intermediários especializados em marketing são responsáveis por fazer com que os clientes comprem os produtos, utilizando várias técnicas de vendas e exposição estratégica dos produtos nas lojas.
Armazenamento: Os intermediários responsáveis pelo armazenamento tem a função de proteger os produtos, cuidar de particularidades de cada um, prazos de validade, providenciar condições de armazenamento e transporte corretas para cada tipo de produto, e todos os cuidados necessários até que o produto chegue ao consumidor.
Qualidade: esses intermediários têm as funções de realizar testes de qualidade e resistência dos produtos, cuidar do prazo de validade, propor melhorias, etc.
Transporte: os intermediários responsáveis pelo transporte fazem a movimentação física da fabrica até o consumidor, e devem se preocupar com as características de cada produto, as condições necessárias para o transporte, tempo que o produto deve levar até o consumidor, e a escolha de qual modal de transporte deve ser utilizado levando em consideração todas essas variáveis.
Distribuição: Os intermediários responsáveis pela distribuição geralmente são os atacadistas, que compram os produtos em grande quantidade e revendem aos varejistas da região. Devem preocupar-se em não deixar faltar ou sobrar determinado produto na sua região.
Marketing: além das vendas, tem a função de verificar mudanças de preferências dos consumidores, novas tendências da moda e variações do volume de vendas, e informar essas mudanças aos fabricantes.
Vendas: Os intermediários especializados em marketing são responsáveis por fazer com que os clientes comprem os produtos, utilizando várias técnicas de vendas e exposição estratégica dos produtos nas lojas.
Armazenamento: Os intermediários responsáveis pelo armazenamento tem a função de proteger os produtos, cuidar de particularidades de cada um, prazos de validade, providenciar condições de armazenamento e transporte corretas para cada tipo de produto, e todos os cuidados necessários até que o produto chegue ao consumidor.
Qualidade: esses intermediários têm as funções de realizar testes de qualidade e resistência dos produtos, cuidar do prazo de validade, propor melhorias, etc.
Transporte: os intermediários responsáveis pelo transporte fazem a movimentação física da fabrica até o consumidor, e devem se preocupar com as características de cada produto, as condições necessárias para o transporte, tempo que o produto deve levar até o consumidor, e a escolha de qual modal de transporte deve ser utilizado levando em consideração todas essas variáveis.
Distribuição: Os intermediários responsáveis pela distribuição geralmente são os atacadistas, que compram os produtos em grande quantidade e revendem aos varejistas da região. Devem preocupar-se em não deixar faltar ou sobrar determinado produto na sua região.
Marketing: além das vendas, tem a função de verificar mudanças de preferências dos consumidores, novas tendências da moda e variações do volume de vendas, e informar essas mudanças aos fabricantes.
Atacadistas
Atacadistas compram mercadorias em grande quantidade a preços melhores para vender a algum outro intermediário, geralmente varejistas.Tipos de atacadistas
De funções limitadas: não oferecem serviço algum de apoio ao cliente. O cliente que se preocupa em pegar o que deseja no estabelecimento, pagar e transportar as mercadorias. Não disponibilizam atendentes, transporte das mercadorias, muitas vezes não disponibilizam nem mesmo parcelamento das compras ou sacolas para transporte. Devido ao preço baixo que oferecem os clientes não se importam.- Truck Jobber: também são atacadistas de função limitada. Utilizam o caminhão para vender e entregar ao mesmo tempo.
- Drop Shipper: também classificado como atacadista de função limitada. Realizam apenas a venda, e o fabricante se responsabiliza por armazenar e transportar.
- Rack Jobber: também de função limitada, têm a função de abastecer os varejistas da região.
Geral: atuam com vários tipos de produtos
De linha: atuam em determinado ramo de produtos
De especialidade: atuam apenas com mercadorias muito específicas
Agentes: atuam como prestadores de serviço, fazendo a intermediação entre produtores e compradores.
Varejistas
São os responsáveis por vender diretamente ao consumidor final. O local de venda pode ser em lojas, catálogos, máquinas de vender, etc. Os que vendem em lojas são chamados de “Varejistas lojistas”. Os que não utilizam lojas são conhecidos como “Varejistas não-lojistas”. Podem ser classificados, dependendo do serviço que fazem, em:Varejista independente – é o que realiza a maior parte de negócios do varejo.
Varejista em cadeia – é o que possui mais de uma loja.
Lojas de departamentos – são os varejistas que trabalham com vários tipos de mercadorias, e as lojas são separadas em setores ou até mesmo andares, cada setor ou andar com um tipo de produto.
Lojas de descontos – vendem com promoções, preços abaixo do mercado.
Supermercados – disponibilizam grande número de mercadorias de vários tipos, separados em setores.
Shopping Centers – agrupamento de lojas em um galpão, gerenciadas por uma empresa que faz a administração, marketing, limpeza, iluminação e segurança. As lojas pagam uma taxa mensal para a empresa de administração, chamada de taxa de condomínio. Tem uma loja “ancora”, loja bastante conhecida responsável por fazer com que as pessoas visitem o shopping. Geralmente é um supermercado. São localizados em locais de fácil acesso, com várias opções de acesso.
Varejistas porta a porta – vendedores que oferecem o produto visitando os clientes em suas casas. Geralmente são produtos que os clientes não procuram para comprar, mas se são oferecidos eles em mais probabilidade de aceitar.
Cybermarketing – comércio eletrônico, onde são oferecidos produtos e serviços diversos. No comercio eletrônico o produtor pode vender diretamente ao consumidor, o cybermarketing atua como um intermediário virtual, que muitas vezes não tem endereço real.
< Próxima aula Aula Anterior >
Excelente material, ira contribuir muito com nosso conhecimento
ResponderExcluirObrigada!!
Excluir