
Quando há pedacinhos de gelo em meio ao sorvete, é porque foi descongelado e congelado novamente. Nessa situação, a perda de temperatura pode ter acontecido durante o transporte do alimento. Embora não haja legislação federal para regulamentar o transporte de congelados, é preciso cumprir normas estaduais e municipais, além de manter os cuidados com a temperatura máxima de cada alimento.
Segundo o diretor de logística da Gran Log Logística e Transportes, Rodrigo Campos, são utilizados dois sistemas de refrigeração de caminhões. Ligado à eletricidade, o primeiro utiliza placas eutéticas para o resfriamento, funcionando de forma semelhante aos congeladores domésticos. Durante um período de quatro a oito horas, é ligado à tomada, atingido -40ºC, garantindo que se mantenha resfriado por até 24h. Conforme o tempo passa, o baú do caminhão ganha calor, mas, como explica Campos, a mercadoria não sofre nenhum dano, pois há uma margem de segurança em relação à temperatura - o sorvete, por exemplo, pode ser transportado sem perder qualidade à -25ºC.
O outro sistema é chamado ar forçado, resfriando os alimentos por meio da compressão de um gás. Pode ser tanto ligado na tomada quanto acoplado ao motor do caminhão, mantendo a temperatura durante todo o trajeto. “Quando o motorista para, o motor não precisa ficar ligado. Ele coloca na eletricidade e fica lá enquanto descansa”, diz Campos. Com esse sistema também é possível regular a temperatura do baú a partir da cabine.
Cargas secas, refrigeradas e congeladas podem ser transportadas em um mesmo caminhão, separadas por uma divisória, como explica Zelma Lemes Pereira, administradora da Sempre Frio Transportes. “Essa divisória é tipo uma manta, é quase um colchãozinho, ela não permite a passagem do ar frio de uma área para a outra”, afirma. Dentro do caminhão, cada alimento vai embalado de acordo com o fabricante, não há uma regra, mas, geralmente, estão dentro de caixas de papelão.
O carregamento das mercadorias pode ser feito por empilhadeiras quando a carga é paletizada. “Passamos um plástico de filme – semelhante ao de cozinha, só que mais forte – na carga do palete, assim dá para você carregar com as empilhadeiras”, explica Zelma. Caso a carga seja movimentada pelos funcionários, é preciso usar os equipamentos de proteção individual. “É necessário colocar calça, jaqueta, touca e sapato apropriados para manusear os produtos, por causa do choque térmico”, afirma Campos.

Após ser paletizada, a carga é encoberta por uma espécie de filme plástico para o transporte

Caminhoneiros que transportam produtos congelados precisam ter cuidados especiais

Sistema de refrigeração garante que a carga de alimentos congelados chegue bem ao destino

Caminhões com equipamentos de refrigeração são essenciais para a logística de congelados
Fonte: www.terra.com.br
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